Nesses três primeiro meses do ano já temos 3 artigos publicados por membros da Neoprego. Vamos dar uma olhada neles?
Predação de vertebrados por macacos-prego

Nesse artigo, o Tiago Falótico descreve eventos de predação de vertebrados pelos macacos-prego do Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí).
Os macacos caçam diversos tipos de animais, desde pequenos lagartos (a principal presa), aves e morcegos, até presas quase do tamanho eles, como mocós adultos. Os mocós (Kerodon rupestris)são roedores endêmicos da caatinga, que pesam cerca de 1 kg.
Além de predarem esses vertebrados somente com mãos e bocas, os machos do grupo também usavam, ocasionalmente, ferramentas de varetas para desentocar as presas quando estas se escondiam nas brechas das rochas e dentro de troncos.
Morte de filhote e interação do grupo com o corpo

Nesse relato a Tati Valença e o Tiago Falótico descrevem o caso de um filhote que nasceu com uma deficiência na perna. Eles descrevem como ele tinha dificuldade de se agarrar na mãe e como ela e outros macacos reagiam a isso.
O filhote, o Balaio, acabou morrendo com cerca de 2 meses de idade. Seu corpo foi carregado pela mãe por várias horas.
Esse comportamento é descrito pelos pesquisadores e eles discutem as hipóteses para esse comportamento ser tão raro em primatas neotropicais.
Análise de lascas de macacos-prego e humanos

Neste artigo em colaboração com arqueólogos, os pesquisadores compararam as lascas humanas com aquelas que os macacos-prego da Serra da Capivara produzem, não-intencionalmente, quando batem pedra contra pedra para pulverizar os seixos e lamber ou se esfregar com o pó das pedras.
As lascas dos macacos e dos humanos são extremamente parecidas, com somente uma das características analisadas significativamente diferentes. Isso reforça que mesmo sem intenção, macacos podem produzir lascas similares aquelas que os humanos produzem intencionalmente.
Os arqueólogos precisam agora ter mais cuidado ao atribuir lascas a humanos somente por essas características morfológicas e tecnológicas. Além disso, esse resultado indica que a produçào indicial de lascas pode ter acontecido por um efeito colateral de uso de ferramentas de pedras percussivas para outras funções.
Referências
- Falótico, T. (2023). Vertebrate predation and tool-aided capture of prey by savannah wild capuchin monkeys (Sapajus libidinosus). International Journal of Primatology, 44, 9-20. https://doi.org/10.1007/s10764-022-00320-z
- Valença, T., & Falótico, T. (2023). Life and death of a disabled wild capuchin monkey infant. Primates. https://doi.org/10.1007/s10329-023-01052-1
- Proffitt, T., Reeves, J. S., Falótico, T., Arroyo, A., Torre, I. de la, Ottoni, E. B., & Luncz, L. V. (2023). Identifying intentional flake production at the dawn of technology: a technological and 3D geometric morphometric study. Journal of Archaeological Science, 152, 105740. https://doi.org/10.1016/j.jas.2023.105740