Educação Ambiental

A pesquisa e a conservação dos primatas e de suas tradições depende do envolvimento das comunidades locais. Pessoas que vivem nos arredores das áreas que os macacos habitam nos contam histórias e observações importantes para compreendermos mais sobre a vida dos primatas daquela região. Algumas pessoas também colaboram diretamente com a pesquisa, auxiliando a construir o conhecimento científico. Por isso, a NeoPReGo também tem o compromisso de retornar esse conhecimento científico para as comunidades.

Através de palestras e visitas às comunidades locais, exibimos vídeos produzidos durante as pesquisas e levamos ferramentas utilizadas pelos macacos. O objetivo dessas atividades é que as pessoas possam conhecer e compreender melhor sobre o comportamento dos primatas e de outros animais que habitam a região. As visitas às escolas são especialmente importantes porque muitas crianças e adolescentes que moram próximo a essas populações de primatas nunca viram esses animais. Ao exibir esses vídeos, buscamos valorizar a fauna da região e discutir com os estudantes sobre como podemos conservá-la.

Gabriela Affonço apresentando vídeos a moradores da região de Ubajara.

Estamos desenvolvendo também um curso para condutores de turismo dos parques. Esses profissionais são fundamentais para a conservação já que são responsáveis por mediar a relação dos visitantes e dos moradores com a fauna da região. O curso visa ensinar conhecimentos básicos de primatologia e discutir sobre as vivências e experiências desses profissionais, focando sempre na fauna local. Dessa forma, ao conduzirem as pessoas em trilhas nessas áreas, esses profissionais podem responder às perguntas e curiosidades das pessoas assim que elas encontrarem os animais, bem como orientar como interagir com os animais de forma saudável.

Apresentação da equipe Neoprego em escola da região da RPPN Rio do Brasil (BA)

Redes Sociais

​Também buscamos divulgar em nossas redes sociais imagens e vídeos sobre o comportamento natural dos primatas (Instagram, Facebook e Twitter) e os resultados de nossas pesquisas. Muitas pessoas não podem acompanhar a vida de um primata na natureza e desconhecem a complexidade social de suas vidas. Acreditamos que a divulgação desses materiais produzidos durante as pesquisas pode ajudar as pessoas a compreenderem a importância deles viverem em seu habitat natural e junto a seus coespecíficos.

Estamos abertos a parcerias para o desenvolvimento de atividades que visem a educação ambiental e a divulgação científica. Se tiver interesse em alguma das nossas atividades, é só entrar em contato conosco através do email neoprego@neoprego.org ou pela nossa página no Instagram (@neoprego).