Alguns dos nossos pesquisadores acabam de publicar um estudo sobre as interações dos macacos-prego (Sapajus sp) com outros primatas em 3 áreas de estudo.
O trabalho foi publicado na revista Primates e descreve o que acontece quando macacos de espécies diferentes se encontram. Eles brigam, fogem, se ignoram?
Esse estudo foi feito com dados de 3 populações diferentes. Ciência é um trabalho colaborativo, especialmente para entender comportamentos mais raros, como essas interações. Juntos conseguimos resultados melhores!

Foram registrados interações dos macacos-prego (Sapajus libidinosus e S. nigritus) com 3 outros primatas: saguis (Callithrix), muriquis (Brachyteles) e bugios (Alouatta)

As interações com saguis foram raras e neutras. Os macacos-prego normalmente ignoram os saguis e estes ativamente evitam os macacos-prego.
Já os muriquis, bem maiores que os macacos-prego, são normalmente evitados ou ignorados pelos pregos.
As interação agressivas mais frequentes foram contra os pobres bugios, principalmente nas populações do nordeste! Os macacos-prego (normalmente juvenis) perseguiam e agrediam jovens bugios, mas sem acabar em predação. Um comportamento bem parecido com um bully.
Comparando as populações e grupos, foi verificado que grupos maiores e nas áreas mais secas/abertas são mais agressivos, mas que o tamanho corporal parece ser também um fator para o tipo de interação.
Quem quiser ler o artigo, aqui está o link da publicação: https://rdcu.be/cjZfi
Essa pesquisa foi feita por pesquisadores da NeoPrego e Universidade de São Paulo, com apoio da FAPESP e CNPq.
Referência: Falótico, T., Mendonça-Furtado, O., Fogaça, M. D., Tokuda, M., Ottoni, E. B., & Verderane, M. P. (2021). Wild robust capuchin monkey interactions with sympatric primates. Primates. https://doi.org/10.1007/s10329-021-00913-x